Image Map

Coraline


  • Nome: Coraline
  • Autor: Neil Gaiman
  • Editora: Rocco
  • Classificação: 5/5 estrelas

Sinopse: Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento 'vazio' no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus 'outros' pais. Na verdade, aquele parece ser um 'outro' completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.
    Para quem assistiu o filme Coraline tem certeza que é uma história de terror para crianças, porém o livro não é bem assim. A leitura apesar de não ser forte, tem uma pegada meio de suspense, além de ser uma história que fala sobre confortar seus medos, no começo a "outra casa" é uma idealização da perfeição na concepção de Coraline, mas não demora muito para ela ver que nem tudo é o que parece ser e assim ela terá que enfrentar uma forte jogadora, a outra mãe.
    O livro também trata sobre adquirir maturidade, em pouco tempo a protagonista cresce neste sentido, fazendo-nos refletir sobre momentos em nossa vida aos quais também sentimos mudanças de atitudes em determinadas situações. 
    Uma das personagens marcantes no livro é o gato preto que Coraline encontra,  ele representa a voz do que ela não expressa, porém ele só pode realmente falar no "outro mundo". No livro há trechos que descreve a voz do gato como se viesse da cabeça de Coraline, mas sendo uma voz masculina. Há outras personagens marcantes como a "outra mãe", que tem botões no lugar dos olhos e mascara sua necessidade por comida como amor a Coraline, tentando convence-la a ficar para sempre no "outro mundo" e costurar botões em seus olhos.
    Além do gato e da outra mãe, também há os pais reais de Coraline, esses não tem muito tempo para ela e estão sempre muito ocupados trabalhando e os vizinhos de dela, que são figuras excêntricas resumidas em duas ex-atrizes que moram juntas em um apartamento e um velho que diz possuir um circo de camundongos, apesar de seus vizinhos não acertarem seu nome, eles estão sempre dando conselhos e incentivando seu lado aventureiro.
    O meu diálogo favorito no livro é um antes de Coraline realmente enfrentar a outra mãe, ela e o gato estão no túnel e ela conta a ele um história de quando seu pai foi picado por abelhas para salva-lá, ao terminar ela fala: "Quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem." essa foi uma frase que me deixo bem pensativa, acho que é uma ótima definição para coragem.
    Em resumo, é um livro muito bom, na minha opinião, um dica é ler com atenção para perceber tudo que está nas entre linhas e não deixar a fachada de história de terror para crianças te enganar. 

    Espero que tenham gostado, qualquer dúvida pergunta no ask do blog e não esqueçam de participar da promoção que está rolando aqui no blog (:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...