- Nome: Orgulho e Preconceito
- Autor: Jane Austen
- Editora: Martin Claret
- Classificação: 4/5 estrelas
Tudo acontece na Inglaterra rural em uma família cuja mãe é desesperada para casar suas cinco filhas, especialmente Jane e Elizabeth, as filhas mais velhas. Elizabeth é uma jovem independente e bem a frente do seu tempo, não é tão bonita nem dócil quando Jane então é um tormento e uma preocupação constante para sua mãe.Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
Mas mesmo sendo complicada, Elizabeth tem propostas de casamento do Sr. Collins que é primo de seu pai e herdeiro da herança pois naquela época as mulheres não tinham direitos e George Wickham um militar muito bonito e diferente que não é o que aparenta ser.
Quando um dia ela conhece o Sr. Darcy e fica impressionada com seu jeito arrogante e metido de agir. No começo os dois não se suportam, mas com o tempo e com vários encontros inesperados começam a perceber que existe algo que os une de uma maneira diferente.
Na época de Jane Austen as pessoas eram mais polidas, mais respeitáveis e educadas, hoje em dia as pessoas falam o que pensam e fazem o que pensam sem se importar se vão parecer cortês ou não. Então o mais complicado nessa leitura é se acostumar com os costumes de antigamente pois as diversões eram os bailes e são neles que os personagens mais se socializam, mas são tantos bailes que as vezes nós ficamos perdidos no meio da leitura. O que confunde bastante a leitura é o fato de Jane Austen chamar as irmãs da família Bennet de senhorita Bennet, e isso confunde bastante já que na família existem 5 senhoritas Bennet.
O que mais surpreendeu foi que no romance não tem cenas de beijos ou cenas ardentes e mesmo assim nós ficamos sempre suspirando com cada frase de amor do Mr. Darcy. Jane Austen tem um talento tão grandioso que ela criou um romance que é amado desde o século XVIII. O enredo é de um nível visivelmente superior de qualquer um escrito hoje em dia.
Super recomendado.
Comprem o livro aqui.
Espero que tenham gostado, curtam a nossa página no facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário