- Nome: A Bússula de Ouro
- Autor: Philip Pullman
- Editora: Objetiva
- Categoria: Fantasia
- Classificação: 5/5 estrelas
Sinopse: O primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, se passa em um mundo muito parecido com o nosso – mas com algumas curiosas diferenças. Ciência e religião se confundem. Todo ser humano possui um daemon, um animal inseparável que na infância toma várias formas. E existe um raríssimo objeto que aponta a verdade, mas ninguém sabe fazê-lo funcionar. Lyra é uma menina levada que vive na tranqüila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer. E quando seu grande amigo Roger, some, Lyra parte em sua busca, disposta a desafiar seus próprios temores. Na paisagem árida do Norte, onde tenta encontrar Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso de crianças-cobaias em sinistras experiências. Entre ursos usando armadura e bruxas que sobrevoam as sombrias geleiras, Lyra terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino.
A personagem principal dessa obra é Lyra, uma menina órfã de 12 anos que vive numa Universidade com vários catedráticos. Mas tudo muda quando um dia ela se esconde no armário da universidade e ouve os professores falando sobre o "Pó" (um tipo de crença que à muito tempo foi perdida e esquecida por causa da Igreja). Após isso, seu melhor amigo e crianças de todos o país somem pois são levadas pelos "Papões". Ninguém sabia o que acontecia com as crianças desaparecidas, a única informação que tinham era que nunca mais elas voltavam para suas casas.
Então Lyra decidiu fazer uma busca para salvar seu melhor amigo, mas antes de partir com uma amavél mulher que ajuda a Universidade e a chamou para viajar com ela, os catedráticos a presenteiam com uma bússula capaz de responder perguntas para qualquer um que conseguir lê-lo. O que Lyra não sabia era que essa busca ia causar um grande impacto em seu mundo e em todos os seres mágicos que ali existem.
Esse livro é todo escrito focando na Lyra e sua leitura é um pouco complicada por não ter muitas explicações no começo e a gente ter que ir se acostumando com tudo o que acontece.
Mas é muito interessante como o livro faz uma enorme crítica à Igreja falando que as pessoas estão tão bitoladas que não conseguem pensar em algum outro tipo de fé que não esteja na bíblia. Tenho certeza que algumas pessoas vão se ofender lendo a primeira obra dessa trilogia de Philip Pullman, mas ele nos faz pensar muito no universo e em como tudo poderia acontecido de verdade já que poucos realmente fazem essas perguntas para tentar descobrir, não apenas sobre religião e a origem da vida, mas sim sobre tudo que nos cerca.
Este livro infantil não é tão infantil assim para os adultos, e eu tenho certeza que vou reler essa obra incrível pois cada vez que nós a lemos, percebemos e pensamos em atitudes, crenças e etc diferentes.
Comprem o livro aqui.
Espero que tenham gostado e curtam a nossa página no facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário